Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Hospitais de Coimbra negam desqualificação do Hospital dos Covões

O novo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos, negou hoje que esteja em curso qualquer processo de desqualificação do Hospital Geral (Covões).

Hospitais de Coimbra negam desqualificação do Hospital dos Covões
Notícias ao Minuto

18:06 - 29/06/20 por Lusa

País Hospital dos Covões

"Os objetivos e os planos para o Hospital Geral não estão nem de longe nem de perto associados a qualquer desqualificação. Pelo contrário, há uma permanente qualificação e projetos para aquela unidade hospitalar, que é absolutamente essencial para a estratégia do CHUC como um todo", disse o responsável à agência Lusa.

Carlos Santos acompanhou na manhã de hoje uma visita de deputados de vários partidos àquela unidade, liderada pelo social-democrata Maló de Abreu, eleito por Coimbra, naquele que foi o seu primeiro ato público depois de assumir a liderança do centro hospitalar.

Os Covões são um "hospital de referência e vão continuar a ser, com uma aposta muito forte nos cuidados de ambulatório, seja cirúrgica, em consultas ou como hospital de dia", garantiu.

"Essa aposta é absolutamente essencial ao projeto e à estratégia do CHUC como um todo", referiu Carlos Santos, que disse ter transmitido uma mensagem de tranquilidade aos deputados, que pretende também estender à população e aos trabalhadores.

Segundo o presidente do conselho de administração do CHUC, "o que não é possível, nem aceitável, é que exista em duplicado e em espelho" todas as valências do lado do Hospital dos Covões nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

"Isso não é desejável, nem é isso que corresponde às necessidades da população. O Hospital Geral tem de ter uma unidade diferenciada e diferenciadora e é nessa aposta que o conselho de administração está comprometido", frisou.

Sobre a possibilidade da nova maternidade de Coimbra ser construído junto ao Hospital dos Covões, reclamada por vários quadrantes políticos da cidade, Carlos Santos referiu que a decisão é de natureza política e que o CHUC acatará a opção do Governo.

No entanto, o responsável sublinhou que todos os pareceres técnicos, clínicos e económicos apontam para que a localização preferencial seja no polo dos HUC.

A visita de um grupo de deputados ao Hospital dos Covões inseriu-se na discussão da petição que trata de "Devolver a autonomia ao Hospital dos Covões do Centro Hospitalar de Coimbra - Pelo direito ao acesso a cuidados de saúde de qualidade", que deu entrada na Assembleia da República no dia 01 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório