Meteorologia

  • 12 JULHO 2020
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Lisboa e Vale do Tejo com 86% dos novos casos de Covid-19

O relatório de situação divulgado este domingo pela Direção-Geral de Saúde (DGS) revela que houve, nas últimas 24 horas, 457 novos casos de infeção, o maior aumento diário desde o início de maio.

Lisboa e Vale do Tejo com 86% dos novos casos de Covid-19

Nas últimas 24 horas, o país contabilizou mais 457 casos de Covid-19, sendo que 391 se concentram na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o que corresponde a cerca de 86% (85,5% em valores exatos) - ontem este valor situava-se nos 79%. Desde o início da pandemia, o país registou 41.646 casos de infeção pelo novo coronavírus

De ontem para hoje morreram mais três pessoas vítimas da Covid-19 no país, duas em LVT e uma no Alentejo. O número total de óbitos, desde o início da pandemia, é agora de 1.564. 

De recordar que, dentro de LVT, a situação é mais crítica na Área Metropolitana de Lisboa (AML), designadamente nos concelhos de Lisboa, Odivelas, Amadora, Odivelas e Sintra.

Há, nestes concelhos, 19 freguesias onde o número de casos de infeção suscita maior preocupação, razão pela qual o Governo determinou que se mantêm em situação de calamidade, ao contrário da generalidade do país que passa, esta quarta-feira, dia 1 de julho, a situação de alerta. 

Os concelhos de Lisboa com maior número de casos de infeções são Lisboa, com 3.423 doentes, e Sintra, com 2.564. Outros três concelhos da Área Metropolitana de Lisboa registam um número de infetados com o novo coronavírus superior a mil: Loures, com 1.791, Amadora, com 1.645, e Odivelas, com 1.084. No total, estes cinco concelhos contabilizam 10.507 dos casos confirmados de infeção, mais de metade do total da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o número totaliza 18.752.

Relativamente ao total do país, a região de Lisboa e Vale do Tejo tem quase metade dos casos (45%), sendo que Portugal soma 41.646 infetados confirmados, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado.

A região Norte do país não está, no entanto, muito longe desta percentagem. Com 17.476 casos confirmados de covid-19, o Norte alberga 42% do total de infetados no país, ficando estas duas regiões (LVT e Norte) muito longe da terceira zona mais infetada, o Centro, onde estão 9,8% (4.094 pessoas) do total de doentes.

Entre o Alentejo e o Algarve situam-se 2,5% dos infetados, enquanto as ilhas albergam 0,5% dos doentes confirmados.

De acordo com o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje pela DGS, na região do Norte foram reportadas 31 das novas infeções diárias (6,7% dos casos), no Centro 14 novos casos (3%) e no Algarve mais 17 (3,7%).

No Alentejo registaram-se quatro novos casos (0,8% do total). Nem Região Autónoma dos Açores nem a da Madeira reportou novos casos nas últimas 24 horas.

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 498 mil mortos e infetou mais de 10 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório