Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Independentemente da sua idade, proteja-se. A Covid-19 não olha a quem"

Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça mensagem sobre o novo coronavírus.

"Independentemente da sua idade, proteja-se. A Covid-19 não olha a quem"
Notícias ao Minuto

15:46 - 28/06/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

A probabilidade de estar cansado de ouvir (e ler) recomendações sobre como lidar com o novo coronavírus é alta. Todavia, tendo em conta o aumento de número de casos de infeção a nível mundial, continua a fazer sentido lembrar que todos os cidadãos, sem exceção, se devem proteger.

E é isso mesmo que lembra a Guarda Nacional Republicana (GNR) numa publicação feita nas redes sociais. 

"Independentemente da sua idade, estado de saúde ou condição física, proteja-se!", pode ler-se.

Para além do respeito pelas regras de etiqueta respiratória e medidas sanitárias, como a lavagem frequente das mãos ou a não partilha de objetos, entre outras, também deve preservar a distância social para com as outras pessoas, recorda a autoridade, sublinhando que ao fazê-lo estará a reduzir o risco de contágio.

Recorde-se que a generalidade do país passará a estar em estado de alerta a partir do próximo dia 1 de julho, quarta-feira, situação que vai vigorar tanto tempo quanto durar a pandemia.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde está concentrada a maioria das novas infeções,  passará a um nível intermédio, o estado de contingência, sendo que 19 freguesias da Grande Lisboa continuarão em estado de calamidade (entre outras regras adicionais, os cidadãos destas freguesias estão sujeitos ao dever cívico de recolhimento).

De sublinhar ainda que as autoridades podem, desde o fim de semana, multar quem não cumpra as regras definidas, nomeadamente aqueles que promoverem  ou participarem em ajuntamentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório