Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro concelhos do distrito de Faro em risco máximo de incêndio

Quatro concelhos do distrito de Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que colocou o distrito sob aviso amarelo devido aos valores elevados da temperatura máxima.

Quatro concelhos do distrito de Faro em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

09:08 - 28/06/20 por Lusa

País IPMA

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Castro Marim (Faro) enquanto seis outros apresentam risco muito elevado de incêndio: Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Loulé.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio cerca de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Bragança.

Segundo o IPMA, a partir de terça-feira vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo o distrito de Faro entre as 11:00 de hoje e as 21:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje o IPMA prevê céu nublado no litoral Norte e Centro, com chuvisco na madrugada, chuva fraca no Minho e vento forte na faixa costeira ocidental da região Sul e terras altas, assistindo-se a uma pequena subida da temperatura máxima.

Na Grade Lisboa o IPMA prevê o registo de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã e no final do dia, com vento fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) junto ao Cabo Raso a partir da tarde.

Para o Grande Porto, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado até meio da manhã e no final do dia, o vento fraco, soprando por vezes moderado (até 25 km/h) de noroeste a partir da tarde e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, além de uma pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo e Porto) e os 35 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório