Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Básico. Alunos têm pior desempenho a Português, 37% das escolas "chumbam"

As notas dos alunos do 9.º ano baixaram no exame nacional de Português de 2019, ano em que mais do que uma em cada três escolas teve média negativa, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.

Básico. Alunos têm pior desempenho a Português, 37% das escolas "chumbam"
Notícias ao Minuto

00:17 - 27/06/20 por Lusa

País Exames Nacionais

A média nacional dos exames de Português do 9.º ano desceu de 3,39 para 3,11 valores (numa escala de zero a cinco) entre 2018 e 2019, segundo uma análise realizada pela Lusa tendo por base as notas de 91.553 alunos internos que realizaram a prova no verão do ano passado.

O desempenho mais fraco dos estudantes revelou-se também na quantidade de escolas que conseguiu que a média das notas de todos os seus alunos fosse positiva: mais de uma em cada três (37,5%) "chumbou", enquanto no ano anterior eram apenas 10%.

Num universo de 1240 escolas, apenas 774 (62,4%) teve média positiva, voltando os primeiros lugares da tabela elaborada pela Lusa a serem ocupados por colégios e o primeiro estabelecimento de ensino público a surgir apenas em 19.º lugar.

O Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto, o Colégio dos Plátanos, em Sintra, e o Externato As Descobertas, em Lisboa, ocupam os três primeiros lugares com uma média superior a 4 valores.

Os 28 alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, conseguiram a melhor média entre os estudantes do ensino público (3,92 valores), seguindo-se a Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra (33.º lugar do 'ranking' geral), e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga (46.º do 'ranking' geral).

A região de Lisboa também se destaca pela negativa, sendo aí que se situa a maior parte das dez escolas frequentadas pelos alunos que tiveram mais dificuldades com a prova de Português, segundo o 'ranking' da Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório