Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Básico. Alunos melhoram a Matemática mas 59% das escolas reprovam

Os alunos do 9.º ano melhoraram o seu desempenho no exame nacional de Matemática de 2019, mas a maioria das escolas continua com média negativa, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação.

Básico. Alunos melhoram a Matemática mas 59% das escolas reprovam
Notícias ao Minuto

00:17 - 27/06/20 por Lusa

País Escolas

As notas a Matemática melhoraram no ano passado mas, mesmo assim, a média dos exames nacionais realizadas por 92.504 alunos continua a ser negativa, segundo uma análise feita pela Agência Lusa a dados solicitados ao Ministério da Educação.

No ano passado, a média dos exames do 9.º ano foi de 2,95 valores (numa escala de zero a cinco), o que representa uma melhoria em relação a 2018, quando a média foi de 2,61 valores.

Das 1.240 escolas que levaram alunos a exame, apenas 510 conseguiram que a média dos resultados fosse positiva (41%). Ou seja, 59% dos estabelecimentos de ensino "chumbou", o que mesmo assim revela uma melhoria significativa quando comparado com o ano anterior (80,1%).

As escolas privadas voltam a liderar a tabela elaborada pela Lusa, com o primeiro estabelecimento de ensino público a surgir apenas em 29.º lugar.

Os alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, foram responsáveis por colocar a sua escola em 1.º lugar do 'ranking' dos estabelecimentos de ensino público ao conseguirem uma média de 4,21 valores.

Esta escola destacou-se também na prova de Português, conseguindo por isso ser a pública mais bem classificada no 'ranking' que junta as duas disciplinas de exame do 9.º ano.

No 'ranking' geral das melhores médias a Matemática os primeiros lugares são ocupados pelo Colégio Cedros, em Vila Nova de Gaia, Externato As descobertas, em Lisboa, e o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto, todas com médias superiores a 4,5 valores.

No geral, as raparigas continuam a ter melhores resultados a Matemática: tiveram uma média de 3 valores, enquanto os rapazes obtiveram 2,89, segundo uma análise da Lusa às mais de 180 mil provas realizadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório