Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Arquiteto Ribeiro Teles é "figura inspiradora e transformadora" do país

O primeiro-ministro afirmou hoje, durante a inauguração da nova Casa dos Vinte e Quatro, antiga Assembleia Municipal de Lisboa, que o arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles é uma figura inspiradora e transformadora de Portugal.

Arquiteto Ribeiro Teles é "figura inspiradora e transformadora" do país
Notícias ao Minuto

20:50 - 26/06/20 por Lusa

País António Costa

Além da apresentação da nova Casa dos Vinte e Quatro, instituição que foi criada em 1383 pelo então regente do reino e futuro rei D. João I, a sessão serviu também para homenagear o fundador e líder histórico do PPM, Gonçalo Ribeiro Teles, arquiteto paisagista.

"A Casa dos Vinte e Quatro foi durante muito tempo aquilo que hoje chamamos a Assembleia Municipal de Lisboa, mas estar aqui é também uma oportunidade para prestar homenagem ao arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles, uma grande figura do país e não apenas da cidade", declarou António Costa, tendo a escutá-lo o cardeal patriarca D. Manuel Clemente, D. Duarte Pio, além do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

No breve discurso que proferiu, António Costa referiu-se a Gonçalo Ribeiro Teles como "uma figura inspiradora e transformadora do país, assim como do pensamento em Portugal", apontando depois, entre outros exemplos, a autoria "de obras maravilhosas publicadas sobre a floresta".

Antes, o primeiro-ministro visitou a exposição dedicada a Gonçalo Ribeiro Teles, que se divide em três núcleos temáticos: O enquadramento da Casa dos Vinte e Quatro, o mester da paisagem e a obra de requalificação da Igreja de São José dos Carpinteiros.

A Casa dos Vinte e Quatro de Lisboa era constituída por 24 homens, dois de cada mester, para participarem nas deliberações da Câmara de Lisboa.

O regime da Casa dos Vinte e Quatro foi refundido na época pombalina em 1771, tendo sido extinto em 1834 com a implantação do regime constitucional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório