Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Casal suspeito de auxílio à imigração e exploração laboral em Coimbra

O SEF realizou, esta semana, uma operação em Coimbra. Para além dos dois arguidos, foi ainda encerrada uma creche ilegal.

Casal suspeito de auxílio à imigração e exploração laboral em Coimbra
Notícias ao Minuto

16:38 - 25/06/20 por Notícias ao Minuto

País SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou, esta semana, uma operação em Coimbra, no âmbito de investigações, coordenadas pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), relacionadas com a suspeita de crimes de auxílio à imigração ilegal e exploração laboral de cidadãos estrangeiros em situação irregular em Portugal. 

Em comunicado, a autoridade anunciou que, na sequência da ação, um homem e uma mulher, um casal de cidadãos nacionais com 24 e 33 anos respetivamente, foram constituídos arguidos. 

Segundo o SEF, o casal tinha em sua casa, na baixa de Coimbra, escritórios de uma empresa que geria um salão de cabeleireiro/esteticista e uma creche/ATL.

Após ter sido realizada uma ação de fiscalização a uma obra na cidade, a cargo desta empresa sob investigação, a autoridade apreendeu "vários documentos e material informático e de comunicações", e identificou oito trabalhadores de nacionalidade estrangeira, "um dos quais em situação irregular e quatro sem autorização para exercício de atividade profissional".

Aos dois arguidos foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

A operação - na qual estiveram envolvidos 12 inspetores do SEF e cinco da Segurança Social - contou ainda com a participação conjunta do Instituto da Segurança Social, que procedeu ao encerramento da creche, na medida em que a mesma se encontrava a funcionar ilegalmente.

O SEF garante ainda que a investigação não ficou por aqui e que irá continuar a trabalhar neste caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório