Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Investigadores detetam bactérias patogénicas em águas de praias do Norte

Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, detetaram bactérias patogénicas, algumas até resistentes a antibióticos, nas águas de praias balneares do Norte do país, que acreditam serem impulsionadas pelas alterações climáticas.

Investigadores detetam bactérias patogénicas em águas de praias do Norte
Notícias ao Minuto

15:37 - 25/06/20 por Lusa

País Praias

Numa publicação no 'site' da Universidade do Porto, o gabinete de comunicação do ICBAS afirma que os resultados foram obtidos no âmbito do projeto BeachSafe, que estuda a presença de agentes microbianos em 10 praias do Norte: Afife, Ofir, Póvoa do Varzim, Árvore, Matosinhos, Salgueiros, Aguda, Paramos, Cortegaça e São Jacinto.

"Em águas balneares do Norte de Portugal, classificadas como excelentes para banhos de acordo com a legislação em vigor, foram detetadas bactérias do género vibrio, algumas patogénicas para o ser humano, inclusive resistentes a antibióticos", lê-se na publicação.

Segundo o ICBAS, as alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura, variações da salinidade e concentração de partículas na água, "parecem ser responsáveis" pela propagação destas bactérias, que representam "um risco não contabilizado para a saúde pública", dado que a avaliação oficial é feita tendo por base indicadores fecais.

"O número de infeções relacionadas com a água balnear em todo o mundo, incluindo na Europa, tem vindo a crescer nos últimos anos", refere o instituto da Universidade do Porto, acrescentando que grande parte dos casos se associa a "bactérias autóctones" e "vírus entéricos".

"A maioria dos casos está associada a bactérias autóctones que encontram condições favoráveis para se propagarem, devido às alterações climáticas, ou a vírus entéricos, em resultado das descargas de águas residuais brutas ou deficientemente tratadas", esclarece o ICBAS.

O projeto BeachSafe, liderado por investigadores do Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do ICBAS, é cofinanciado pelo programa COMPETE2020, Portugal 2020, pela União Europeia através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).   

Recomendados para si

;
Campo obrigatório