Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicato exige contratação de mais enfermeiros para o litoral alentejano

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje a contratação de mais enfermeiros para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), sobretudo em tempos de pandemia e de época balnear.

Sindicato exige contratação de mais enfermeiros para o litoral alentejano
Notícias ao Minuto

15:28 - 25/06/20 por Lusa

País Enfermeiros

"O contexto de pandemia, acrescido agora do período de verão, em que há fluxos migratórios para esta zona, agrava aquilo que são as necessidades de prestação de cuidados por parte da ULSLA", disse à agência Lusa Zoraima Cruz Prado, dirigente do SEP, após um protesto de enfermeiros e utentes junto ao Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

Segundo a sindicalista, à atividade habitual do HLA e dos centros de saúde da região, que integram a ULSLA, "tem de se acrescentar o aumento da população no verão e, este ano em particular, às respostas que se têm de dar no contexto da pandemia de covid-19".

Apesar de ter havido autorização para a contratação de profissionais de saúde, "o saldo de admissões nesta instituição é zero", lamentou.

"Não havendo contratação, preocupa-nos muito o tipo ou a ausência de resposta às necessidades da população neste período em que confluem as três necessidades de saúde", alertou.

Nas contas do SEP, "faltam 100 enfermeiros" para suprirem as necessidades da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, que abrange os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira, no distrito de Beja.

Durante o protesto, em que participaram utentes e autarcas da região, o SEP alertou ainda para as "dificuldades de fixação dos profissionais que conseguem cativar por intermédio de concurso", atribuindo a situação "à ausência de perspetiva de evolução na carreira e salarial".

"Cerca de 60% dos enfermeiros têm contrato individual de trabalho, o que significa que continuam no início da tabela como se tivessem tirado a licenciatura há um ou dois dias, quando muitos já têm mais de 10 anos de experiência profissional", denunciou a dirigente, apelando à adoção de medidas de incentivo à contratação e à fixação de profissionais de saúde.

O SEP entregou ao conselho de administração da ULSLA um manifesto a exigir a "contratação imediata, recorrendo a medidas de incentivo e diferenciação positiva, fazendo a devida progressão aos enfermeiros como forma de cativar pessoas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório