Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'El Pibe'. Deduzida acusação a 12 pessoas de rede que explorava romenas

Em causa estão crimes de tráfico de seres humanos, associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

'El Pibe'. Deduzida acusação a 12 pessoas de rede que explorava romenas
Notícias ao Minuto

16:52 - 24/06/20 por Notícias Ao Minuto

País SEF

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) deduziu, esta quarta-feira, acusação contra 12 pessoas. A estas são imputadas crimes de tráfico de pessoas, associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, "na sequência de uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a uma rede criminosa que operava há vários anos na zona de Aveiro/Albergaria-a-Velha e vivia da exploração sexual de várias mulheres romenas, que se prostituíam na via pública"

Em comunicado enviado às redações, esta quarta-feira, o SEF explica ainda que no âmbito desta operação, realizada a 4 de junho de 2019, a autoridade deu cumprimento "a oito mandados de detenção, realizou 12 buscas domiciliárias e 12 buscas a viaturas". Na altura, foi ainda decretada a prisão preventiva a sete dos arguidos e apreendidas seis viaturas, bem como ouro, joias, dinheiro e documentos falsos. 

Foram também efetuadas buscas a duas agências de transferência de dinheiro, bem como a uma agência de viagens.

Também de acordo com a nota do Serviço de Estrangeiros e fronteiras, este grupo que operava em Portugal e em outros países de União Europeia, aproveitando-se da "vulnerabilidade das vítimas, oriundas de famílias desestruturadas, com parcos rendimentos económicos e deficiente autoestima, com episódios de violência doméstica e consumo de álcool e estupefacientes".

As mulheres, alegadas vítimas, não exerciam a prática da prostituição de livre vontade, sendo também alegadamente "obrigadas a prostituir-se e privadas da sua dignidade humana"

A acusação refere que estas eram "alegadamente exploradas" e "utilizadas para ganhar dinheiro" para pagar dívidas e 'comissões' impostas pelo líder da associação criminosa, proporcionando avultados retornos financeiros aos exploradores - cerca de 70 mil euros por ano

As 20 mulheres sinalizadas receberam proteção e apoio psicológico através da equipa Multidisciplinar de Apoio à Vítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório