Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Operação Gorgulho. 16 detidos por corrupção passiva no setor privado

Suspeitos lesaram empresa em milhões de euros. Foram também "constituídas arguidas cinco pessoas singulares e seis pessoas coletivas".

Operação Gorgulho. 16 detidos por corrupção passiva no setor privado
Notícias ao Minuto

16:08 - 23/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Polícia Judiciária

Dezasseis homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 64 anos, foram localizados e detidos pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, com a colaboração da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, por fortes indícios da prática do crime de corrupção passiva no setor privado. A ação foi levada a cabo em "cumprimento de mandados de detenção emitidos pelas autoridades judiciárias competentes".

Nesta ação, denominada "Operação Gorgulho", a PJ explica, em nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que os "presumíveis autores são trabalhadores de uma empresa que tem como principal atividade económica a produção de pasta de papel, exercendo funções na zona da receção e medição da matéria-prima adquirida por uma unidade industrial sediada no distrito de Setúbal". 

A investigação permitiu apurar que, desde pelo menos 2017, "conluiados com alguns fornecedores e a troco de elevadas contrapartidas pecuniárias, adotaram um conjunto de procedimentos fraudulentos", relacionados com a "quantidade, espécie, peso e densidade da matéria-prima inspecionada". A empresa terá sido lesada em milhões de euros. 

Mais explica a autoridade que a operação envolveu mais de 50 operacionais, tendo sido realizadas duas dezenas de buscas - domiciliárias e não domiciliárias. Além dos detidos, foram também "constituídas arguidas cinco pessoas singulares e seis pessoas coletivas"

Os 16 homens vão ser presentes a interrogatório judicial para aplicação das eventuais medidas de coação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório