Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Mergulhadores da Marinha inativam engenho em Tróia. E há vídeo

Operação foi coordenada pelo Capitão do Porto de Setúbal, tendo terminado "após a detonação do engenho, realizada no local".

Mergulhadores da Marinha inativam engenho em Tróia. E há vídeo

Os mergulhadores da Marinha Portuguesa inativaram, na tarde desta segunda-feira, um engenho fumígeno na Península de Tróia. A ação foi levada a cabo pela equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º1 da Marinha, que identificou e neutralizou um 'Marine Marker', usado "em ambiente marítimo para sinalização". 

A Marinha Portuguesa explicou ainda, numa nota deixada no Facebook, que a operação foi coordenada pelo Capitão do Porto de Setúbal, tendo terminado "após a detonação do engenho, realizada no local". 

O ramo das Forças Armadas explicitou também que "devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas", este tipo de engenho "é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa", mas "requer precauções no seu manuseamento".

"Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga", acrescenta-se.

Estes engenhos "não devem ser manuseados e/ou removidos" e, caso os encontre, deve informar de imediato as autoridades ou ligar para o número nacional de emergência (112).

Na mesma rede social, a Marinha Portuguesa partilhou imagens desta ação

Leia Também: Marinha neutralizou engenho fumígeno em praia de Ovar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório