Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Esteve na festa de Lagos? Contactou com quem lá esteve? Saiba o que fazer

O município de Lagos está a realizar uma operação de testagem massiva para conter o surto de Covid-19 no concelho.

Esteve na festa de Lagos? Contactou com quem lá esteve? Saiba o que fazer
Notícias ao Minuto

16:44 - 21/06/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

O município de Lagos continua a operação de testagem massiva no concelho, numa altura em que o número de infetados com Covid-19 relacionados com a festa de aniversário em Odiáxere se cifra em 90

"A realização de testes tem vindo a intensificar-se de forma a despistar cadeias de propagação epidemiológica e controlar o mais rapidamente possível os focos de contágio, retomando a necessária confiança junto da população e dos vários setores de atividade", lê-se numa publicação na página de Facebook da autarquia, explicando as novas orientações para a realização de testes à Covid-19 em Lagos. 

A autarquia informa que a área dedicada ao Covid-19 (ADC) está aberta ao fim de semana (Centro de Saúde de Lagos, antigo SAP), funcionando todos os dias das 9h às 19h, mas apenas para utentes com sintomas ou com contactos com pessoas infetadas.

Caso queira esclarecer dúvidas ou se esteve na festa ou em contacto com participantes, o município esclarece que deve ligar para o número 282 096 633 da linha de saúde pública.

Para marcar testes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, deve ligar para: 969 026 763; 969 030 567 ou 969 087 645, indicando o nome, número de utente, contacto telefónico e morada.

Quanto a infantários, lares e outras unidades, a equipa de saúde pública tem listagens com os nomes e vai agendando e avisando os visados.

"Não podemos baixar os braços. Contamos com a ajuda de todos. Seja responsável. Proteja-se a si. Proteja os outros", apela, por fim, a autarquia. 

De recordar que o Ministério da Justiça pediu a intervenção do Ministério Público no caso da festa ilegal, no sentido de responsabilizar os promotores do evento, tendo as diligências começado este sábado. Por outro lado, o clube desportivo que cedeu o espaço para a realização da festa de aniversário esclareceu que o combinado era que o evento tivesse um máximo de 20 pessoas e que, quando esse limite foi ultrapassado, denunciou a situação à GNR. O clube pede, ainda assim, desculpa pelo "acontecimento triste" e de "dimensão trágica". 

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais duas vítimas mortais, o que traduz uma taxa de variação de 1,13%. No total, já morreram 1.530 pessoas devido ao novo coronavírus por cá. Quanto ao número de infetados, há 39.133 desde o início da pandemia, sendo que 292 foram reportados no último dia (taxa de variação de 0,75%). 

O boletim epidemiológico deste domingo indica que recuperaram da doença mais 470 pessoas. No total, já recuperaram 25.376 infetados

O Algarve contabiliza um total de 521 casos de Covid-19 e 15 óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório