Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Pandemia renovou "consciência da importância" de serviços públicos

Horta, Açores, 17 jun 2020 (Lusa) - O presidente do governo açoriano disse hoje que a pandemia permitiu uma "renovação da consciência da importância" dos serviços públicos em várias áreas, defendendo uma reflexão sobre o alargamento das parcerias com entidades privadas a novas áreas de intervenção.

Pandemia renovou "consciência da importância" de serviços públicos
Notícias ao Minuto

14:41 - 17/06/20 por Lusa

País Vasco Cordeiro

>   "Fruto da pandemia da covid-19, aos mais variados níveis e a nível global, tivemos o que se pode chamar uma renovação da consciência quanto à importância do Estado e à importância de serviços públicos", sublinhou Vasco Cordeiro, falando na inauguração da primeira fase do Centro Intergeracional da Feteira, no concelho da Horta, na ilha do Faial, um investimento de cerca de 400 mil euros.

Na sua intervenção, citada numa nota enviada pelo seu gabinete, o chefe do executivo regional referiu que em cenários como o ocorrido na pandemia há uma "solicitação da intervenção dos poderes públicos e foi isso que aconteceu também nesta situação" pandémica.

"Não podemos ignorar que, em muitas circunstâncias, os serviços públicos, nesta área em particular do apoio social, são fomentadores e garantes de igualdade. São os serviços públicos e aquilo que eles significam que, muitas vezes, garantem o combate às desigualdades sociais, na medida em que potenciam o acesso aos serviços prestam", salientou.

Ainda assim, segundo o socialista, as parcerias com entidades privadas "devem ser fomentadas no futuro, no sentido de garantir que, até entrando em áreas onde estas parcerias não existem neste momento, quer do ponto de vista dos seus protagonistas, quer do ponto de vista de serviços", se pode estender os apoios dados aos cidadãos.

"Essa é uma boa reflexão para termos neste momento, que deve ser enriquecida com a nossa experiência, naquilo que essa experiência evidencia de boas traves mestras para esse caminho, no que tem a ver com parcerias", sublinhou.

Na inauguração da primeira fase do Centro Intergeracional da Feteira, Vasco Cordeiro anunciou que hoje foi publicado em Jornal Oficial o anúncio do concurso público, num investimento de mais de um milhão de euros, para a segunda fase.

Está prevista a construção de um novo edifício destinado às valências socioeducativas, recreativas e culturais, nomeadamente o centro de atividades de tempos livres, para 20 jovens, e o centro de convívio para idosos, com espaço para 30 idosos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório