Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Bragança apela a população para ajudar a travar vandalismo

A Câmara de Bragança lançou um apelo nas rede sociais à população para ajudar a travar atos de vandalismo que têm destruído equipamento urbano, como paragens de autocarro, e árvores em várias zonas da cidade.

Câmara de Bragança apela a população para ajudar a travar vandalismo
Notícias ao Minuto

15:41 - 15/06/20 por Lusa

País Bragança

A situação mais recente, como explicou hoje à Lusa o presidente, Hernâni Dias, ocorreu na rua Miguel Torga, o que levou a repudiar estes atos na página oficial, no Facebook, e a pedir a colaboração da população para identificar e denunciar os autores destes crimes contra o património municipal.

Segundo o autarca, a destruição de equipamento municipal é recorrente, o que tem de novidade a ocorrida mais recentemente, na última sexta-feira, é que os atos de vandalismo foram praticados "em plena luz do dia".

"São atos cruéis que, apesar de vertidos em peças de mobiliário urbano ou árvores decorativas das nossas ruas, atingem no âmago a comunidade brigantina, o seu orgulho e desrespeitam os mais basilares princípios do bem comum", lê-se na publicação do município.

A autarquia "repudia estes atos de vandalismo e apela a todos os brigantinos que ajudem a identificar os autores destes crimes", frisando que "é de crime que se trata e todas as ajudas são importantes para auxiliar as entidades competentes".

De acordo com o presidente da Câmara, há vários anos que se registam na cidade atos destes e que atingem desde "papeleiras a sinais derrubados, árvores partidas, bancos levantados".

O município está a fazer um levantamento dos danos para ter dados mais objetivos sobre os prejuízos que têm sido causados ao erário público para ter dados mais objetivos.

As ocorrências têm sido comunicadas à PSP e em alguns casos repetem-se com frequência, como um pequeno troço da avenida Santa Apolónia, onde uma fileira de árvores junto à vedação do politécnico de Bragança se distingue das restantes.

Enquanto ao longo da avenida as árvores estão frondosas, no troço em causa nunca chegam a crescer e estão constantemente a ser derrubadas e replantadas, segundo as autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório