Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo e Rei de Espanha presentes na reabertura de fronteira comum

Além do Presidente da República e do Rei de Espanha, estará também o primeiro-ministro António Costa e o homólogo espanhol Pedro Sánchez.

Marcelo e Rei de Espanha presentes na reabertura de fronteira comum
Notícias ao Minuto

10:45 - 13/06/20 por Notícias ao Minuto

País fronteiras

A reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, no dia 1 de julho, vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, o rei espanhol Felipe VI, o primeiro-ministro António Costa e o homólogo espanhol Pedro Sánchez, avança o El País, que cita a agência Efe

A presença dos membros de Estado foi confirmada à agência Efe por fontes da Presidência da República, indica a mesma publicação. 

O semanário Expresso avançou hoje que a celebração da abertura ocorrerá entre Caia e Badajoz, e, de acordo com a Lusa, está previsto que as comitivas portuguesa e espanhola se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para o lado de Portugal, para um almoço, adiantou a mesma fonte.

Os responsáveis dos países mostram assim uma reabertura coordenada, após alguns "anúncios unilaterais" sobre esta decisão. 

Sobre esta falta de comunicação, António Costa sublinhou, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros no passado dia 9 de junho, que "Portugal e Espanha destacaram-se, no quadro da União Europeia, por uma gestão exemplar, de forma bilateral, da sua fronteira comum".

De recordar que as fronteiras com país vizinho estão encerradas, com algumas exceções, desde meados de março, altura em que Espanha se viu confrontada com o novo coronavírus. 

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório