Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

PJ desmantela organização criminosa no Grande Porto. Há cinco detidos

Suspeitos apanhados com 118.550 doses de haxixe e 410 de cocaína. Mercadoria valia cerca de 1 milhão de euros.

PJ desmantela organização criminosa no Grande Porto. Há cinco detidos
Notícias ao Minuto

16:49 - 12/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Crime

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta sexta-feira, uma organização criminosa, detendo em flagrante delito cinco homens, pela presumível autoria dos crimes de tráfico de estupefacientes, introdução fraudulenta no consumo de tabaco e posse de armas.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicam que as detenções ocorreram no âmbito de investigação ao tráfico de estupefacientes na região norte, com especial incidência na área do Grande Porto, mas que se estendeu ao sul de Espanha com passagem pela fronteira do Caia.

Os suspeitos foram, segundo a nota da PJ, apanhados em flagrante delito e aos cinco foi apreendido haxixe e cocaína, que uma vez introduzidos no mercado, dariam para 118 550 e 410 doses individuais, respetivamente.

No armazém utilizado por esta organização criminosa, foi detetada uma unidade industrial de transformação de folha de tabaco, encontrando-se em plena laboração uma máquina a triturar folhas.

Além da máquina, os inspetores da PJ apreenderam 5.5 toneladas de folhas de tabaco, grande parte ainda em bruto e a outra já triturado e ensacado para redistribuição.

A PJ estima que a mercadoria apreendida represente cerca de um milhão de euros, correspondendo 900.000€ ao valor da prestação tributária.

Durante a mesma operação, foram apreendidas duas armas de fogo, cinquenta e cinco munições, quatro viaturas de gama média alta, nove telemóveis e outro equipamento informático e ainda 3.265 euros em dinheiro, tudo resultante da atividade ilícita daquela organização.

Os detidos são, segundo informações da PJ, quatro nacionais e um estrangeiro, com idades compreendidas entre os 22 e os 47 anos, já foram presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva aos três arguidos com papéis dominantes na organização, que já tinham antecedentes policiais pelo mesmo ilícito, e apresentações semanais aos outros dois.

Leia Também: Homem morto a tiro em Tondela. Suspeito detido será familiar da vítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório