Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Programa alimentar duplica capacidade para abranger 120 mil pessoas

A capacidade do programa de apoio alimentar vai ser duplicada de 60.000 para 120.000 beneficiários, devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, de acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), hoje publicado.

Programa alimentar duplica capacidade para abranger 120 mil pessoas
Notícias ao Minuto

13:22 - 07/06/20 por Lusa

País Covid-19

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) destina-se a famílias com carências alimentares e tem inscrita uma verba de 20 milhões de euros (18 milhões do fundo do próprio programa, mais dois milhões do Orçamento do Estado).

O documento publicado em Diário da República, na sequência da resolução do Conselho de Ministros, estabelece a adoção de vauchers/cartões eletrónicos como forma de "simplificação do processo" de acesso.

A responsabilidade desta iniciativa é do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

No âmbito das respostas sociais, está também previsto um aumento dos acordos de cooperação este ano com o setor social e solidário, com mais 12 milhões de euros no segundo semestre para estas instituições, financiados pelo Orçamento do Estado e pelos jogos sociais.

"Uma quebra abrupta de rendimentos como a verificada nos últimos meses implica que os períodos de referência para a atribuição de prestações sociais mínimas sejam alterados, de modo a que estas prestações possam refletir a situação atual dos seus beneficiários", lê-se no documento.

Assim, o Rendimento Social de Inserção (RSI) passa a ser atribuído em função da remuneração atual e não dos últimos 3 meses.

Da mesma forma, o abono de família vai ser atribuído em função dos rendimentos recentes e não do ano anterior.

"A severidade da crise que vivemos implica ainda que a prorrogação automática do subsídio social de desemprego se estenda até dezembro de 2020", precisa-se no documento.

O montante estabelecido do PEES para o RSI é de 14 milhões de euros. Para o subsídio de desemprego estão inscritos 12 milhões de euros por mês (72 milhões de euros em 2020, do Orçamento do Estado).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório