Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Responsabilidade cívica será a chave do sucesso desta época balnear"

Ministro da Defesa reforçou a mensagem da importância do comportamento individual na época balnear que hoje arranca nas praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré.

"Responsabilidade cívica será a chave do sucesso desta época balnear"
Notícias ao Minuto

12:17 - 06/06/20 por Melissa Lopes

País Praia

João Gomes Cravinho sublinhou, ao final da manhã deste sábado, que este ano a segurança nas praias nacionais será feita como em anos anteriores mas "de forma reforçada", devido às novas regras no âmbito da pandemia de Covid-19. 

Deixando um agradecimento às capitanias de Norte a Sul do país, que cobrem 2.500 km de costa, pelo "trabalho muito intenso de preparação" da época balnear, o ministro destacou que a Autoridade Marítima e a Marinha farão percorrerão também as praias não vigiadas da costa.  

"Este ano vamos ter um reforço de 169 pessoas da Marinha para apoiar a autoridade marítima quando habitualmente vêm 70 ou 80" disse João Gomes Cravinho,  numa declaração feita a partir da praia da Rocha em Portimão, no Algarve. 

"Ao longo dos anos, sempre dissemos que é importante os banhistas frequentarem praias vigiadas, mas também sabemos que vão para outras", vincou.

Gomes Cravinho está confiante que estão reunidas as condições para que este ano "seja um ano muito bem sucedido". "E isso repercute-se em termos de segurança das praias e também em termos de economia", disse, sublinhando que os índices de segurança nas nossas praias - que já "são dos melhores do mundo" - contribuem "para que os turistas venham a Portugal e que saibam que é um destino seguro". 

O governante quis, por fim, sublinhar que "os portugueses sabem que podem contar com a defesa nacional para os desafios que o país enfrenta", designadamente este "desafio muito particular" em ano de pandemia.

João Gomes Cravinho reforçou ainda a importância do papel de cada um dos cidadãos no sucesso da época balnear. "Esta época balnear será bem sucedida se houver uma convergência das três entidades contam para isso: Governo, autoridades locais, os cidadãos. Cada um de nós tem uma responsabilidade cívica pessoal e o exercício dessa responsabilidade será a chave do sucesso desta época balnear", rematou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório