Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente Marcelo visita este domingo a ilha açoriana de São Miguel

A visita vai acontecer este domingo, de acordo com a televisão pública, e num momento em que o arquipélago dos Açores é a única região do país sem novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Presidente Marcelo visita este domingo a ilha açoriana de São Miguel
Notícias ao Minuto

18:59 - 05/06/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Ilha de São Miguel

O Presidente da República vai sair de Portugal continental no domingo (dia 7), e pela primeira vez desde o início da pandemia no país, rumo ao concelho do Nordeste na ilha de São Miguel (Açores). A informação foi avançada pela RTP.

Neste município açoriano, recorde-se, foi imposta uma cerca sanitária, no início de abril e até 12 de maio, devido a um surto de Covid-19

O Presidente Marcelo fará uma visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde morreram 12 pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Na agenda da visita, segundo a televisão pública, constam ainda encontros do chefe de Estado com profissionais de saúde, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

De referir que esta é a primeira deslocação do Presidente Marcelo fora de Portugal Continental desde o início da pandemia e que acontece num momento em que os Açores são a única região do país sem casos de Covid-19.

Açores estão desde esta sexta-feira sem casos ativos de infeção

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou esta sexta-feira (dia 5), que foram realizadas 343 análises na região nas últimas 24 horas, e que nenhuma deu resultado positivo à Covid-19. Além disso, registou-se a "última recuperação de infeção por SARS-CoV-22", uma mulher, com 40 anos, residente na ilha de São Miguel.

"A Região Autónoma dos Açores fica, assim, sem qualquer caso positivo ativo de infeção", destaca a autoridade, que não tem registo de novos casos de infeção desde o dia 18 de maio.

Ainda assim, a Autoridade de Saúde Regional esclarece que tal não significa que "estamos efetivamente livres de ter um caso importado neste momento na região, sendo que dentro do que temos tido em termos de capacidade de testagem e dos resultados obtidos, nada aponta para que exista um caso a despontar a nível local".

Recorde-se, que até agora foram detetados em seis ilhas do arquipélago um total de 146 casos de infeção, verificando-se 130 recuperados e 16 óbitos. Tendo sido feitos, desde o início do surto, nos dois laboratórios de referência dos Açores cerca de 25 mil testes à Covid-19.

[Notícia atualizada às 19h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório