Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Prisão preventiva para cinco suspeitos de furto qualificado em Loures

Cinco suspeitos de furto qualificado a estabelecimentos no concelho de Loures, distrito de Lisboa, foram detidos "em flagrante delito", anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP), indicando que todos se encontram em prisão preventiva.

Prisão preventiva para cinco suspeitos de furto qualificado em Loures
Notícias ao Minuto

18:19 - 05/06/20 por Lusa

País PSP

Na quinta-feira, a Divisão Policial de Loures, através da estrutura de investigação criminal, deu cumprimento a "seis mandados de busca domiciliária e dois mandados de busca a viaturas", nas zonas de Camarate, Apelação, Catujal e Pontinha, no concelho de Loures.

"As buscas contaram com a presença dos cinco arguidos que se encontram em prisão preventiva, transportados para os locais das buscas pelos efetivos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais", informou a PSP, adiantando que, no decorrer destas diligências, foram constituídos arguidos mais outros dois homens.

Além disso, foram localizados e apreendidos os objetos probatórios para a investigação em curso, bem como apreendidos dois automóveis, revelou a polícia, em comunicado.

Os cinco homens, entre os 21 e os 35 anos, foram detidos em 20 de março, no âmbito de uma investigação que durava há algumas semanas, denominada "Operação bolinhas", com o objetivo de terminar com a atividade criminosa de "um grupo de autores dedicados a consumar furtos qualificados a estabelecimentos", essencialmente situados no concelho de Loures.

A detenção ocorreu na sequência da notícia de um furto qualificado a um estabelecimento em Camarate, em que os agentes da PSP conseguiram "intercetar a viatura envolvida no crime e com os criminosos ainda no seu interior".

Quando abordados pela polícia, os suspeitos tinham na sua posse vários artigos que tinham sido furtados do estabelecimento, designadamente "dinheiro, maços de tabaco e garrafas de bebidas, além de outros artigos comercializáveis em estabelecimentos comerciais", referiu a polícia.

Momentos antes da detenção, os cinco homens deverão ter realizado um outro furto qualificado a um estabelecimento, na zona de Santo António dos Cavaleiros, de onde foram "subtraídos diversos bens, da mesma natureza", apontou a PSP.

Dos bens apreendidos e que se encontravam na posse dos detidos, estão "várias ferramentas utilizadas por estes criminosos para eliminar e transpor obstáculos", para poderem aceder ao interior dos estabelecimentos.

De acordo com a PSP, os cinco detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Loures e, "perante a ampla prova incriminatória consolidada na investigação, bem como a que foi recolhida no momento da detenção em flagrante delito", foi aplicada a todos a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório