Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Regras nas praias? "São simples e todos estão em condições de cumprir"

Na véspera do arranque da época balnear nas praias do Algarve e de Lisboa, o ministro do Ambiente e da Ação Climática apelou na Costa da Caparica ao bom senso dos portugueses e ao cumprimento das regras

Regras nas praias? "São simples e todos estão em condições de cumprir"
Notícias ao Minuto

15:58 - 05/06/20 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Época Balnear

É já este sábado, dia 6, que as praias nas regiões do Algarve, Litoral Alentejano e Lisboa, abrem a época balnear. O ministro João Pedro Matos Fernandes apela ao bom senso dos veraneantes e ao cumprimento das "regras" de utilização das praias, que "são muito simples e que todos estão em condições de cumprir para terem um verão em segurança".

O ministro do Ambiente e da Ação Climática marcou presença, esta sexta-feira, na praia do Tarquínio-Paraíso, na Costa de Caparica, em Almada, para inaugurar a instalação da sinalética que indicará às pessoas a capacidade de espaço no areal.

Recordou o governante, em declarações aos jornalistas, que os utilizadores das praias devem, face à pandemia de Covid-19, cumprir o distanciamento de 1,5 metros e os guarda-sóis devem distar 3 metros entre si. A sinalética já visível na Costa da Caparica será "implementada em todas as praias onde a época balnear abre amanhã. Vamos ter um ótimo verão e as pessoas podem usufruir em segurança".

Já quanto ao facto de a época balnear não abrir já amanhã em todo o país, explicou o ministro que esta abertura "não é uma decisão" do Ministério, mas "sim das autarquias que quiseram que abrisse mais tarde. É normal, todos os anos acontece assim".

Questionado relativamente a alegadas falhas da app Info Praia, Matos Fernandes foi perentório: "A app funciona desde o ano passado, mas só amanhã será carregada a informação sobre a ocupação das praias".

Em Portugal, detalhou ainda, "as praias podem comportar 830 mil pessoas em segurança. Temos uma grande capacidade e é preciso é que as pessoas tenham essa informação [através da app] para escolherem para onde vão e para cumprirem as regras".

Nesta tarde em que João Matos Fernandes visitava a praia da Caparica, decorriam alguns trabalhos de montagem de toldos na areia, mas já estava instalada toda a nova sinalética face à pandemia da covid-19.

Há setas no chão com diferentes sentidos de entrada e saída e uma nova bandeira triangular com o desenho de uma pessoa, logo à entrada da praia, que indica a ocupação daquele local, que hoje se encontrava a verde (ocupação baixa).

Quem decidir entrar numa praia que já esteja na sua lotação máxima não será multado, uma vez que a "lei não prevê multas". A legislação prevê, isso sim, "no caso reiterado de incumprimento, que a praia pode ser encerrada, mas vamos esperar que isso não aconteça".

Contrariando informações que, ao longo das últimas semanas, foram sendo avançadas pela imprensa nacional, Matos Fernandes assegurou que não haverá, nas praias, "drones nem barreiras".

Segundo a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, o número de mortes por afogamento aumentou em relação ao ano passado, mas João Matos Fernandes considerou que "o padrão deste ano não é em nada diferente dos padrões anteriores".

Ainda assim, fez um apelo para que "todos tenham consciência de qual é a sua aptidão para estarem no mar e se defendam", revelando que Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Socorros a Náufragos "vão estar particularmente atentos" a praias não-vigiadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório