Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Capitania do Funchal recomenda que embarcações permaneçam nos portos

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de mau tempo, devido às previsões de vento forte e má visibilidade para o mar no arquipélago da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Capitania do Funchal recomenda que embarcações permaneçam nos portos
Notícias ao Minuto

12:58 - 05/06/20 por Lusa

País Madeira

"Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", pode ler-se na informação distribuída pela autoridade marítima regional, que tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso para a orla marítima está em vigor até às 06:00 de sábado e aponta para vento por vezes "muito forte", soprando entre os 63 e os 74 quilómetros horários ou superior do quadrante sudeste, além de visibilidade "fraca a má durante a tarde".

A ondulação nas costas norte e sul da ilha da Madeira serão de metro e meio, refere a informação.

O IPMA colocou as costas norte e sul sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) para precipitação até às 21:00 de hoje, passando depois a amarelo para chuva e vento.

As previsões apontam para céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, aumentando de intensidade a partir do final da manhã, por vezes forte e acompanhados de trovoadas.

O vento pode ser "temporariamente moderado a forte a partir da tarde com rajadas que podem atingir os 75 quilómetros horários e podem chegar aos 100 quilómetros nas terras altas".

O IPMA também aponta para uma "pequena descida da temperatura máxima".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório