Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Governo da Madeira anuncia mais medidas de desconfinamento na região

O aumento da capacidade dos locais de culto, a reabertura das piscinas cobertas, ginásios, academias e a retoma de atividades desportivas em pavilhão foram algumas das novas medidas de desconfinamento aprovadas hoje no Conselho do Governo da Madeira.

Governo da Madeira anuncia mais medidas de desconfinamento na região
Notícias ao Minuto

19:37 - 04/06/20 por Lusa

País Coronavírus

A resolução menciona que, a partir do próximo sábado, os locais de culto "deixam de estar limitados a um terço da sua capacidade, passando para 50%, mantendo-se as demais normas sanitárias".

Dois dias depois, podem reabrir as piscinas cobertas, para o setor federado, os ginásios e as academias e podem ser retomadas as atividades desportivas em pavilhão, anuncia o texto das conclusões do encontro.

No mesmo documento, o executivo insular salienta que, na retoma da prática desportiva destas modalidades, devem as entidades responsáveis apresentar previamente um plano de contingência, ao Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAUDE) e à Direção Regional de Desporto.

Também têm de assegurar o cumprimento do plano de contingência apresentado pelos agentes desportivos das respetivas modalidades desportivas, além dos traçados para as infraestruturas desportivas utilizadas.

Fica ainda proibida a utilização dos balneários e a partilha de materiais e equipamentos, entre os agentes desportivos, sem a sua prévia desinfeção, adianta.

Do conjunto de medidas de desconfinamento autorizadas pelo Governo Regional ainda consta a abertura ao público das casas de abrigo que integram o património da região, que são cedidas para usufruto da população em diferentes pontos da ilha.

O executivo decidiu igualmente reabrir ao público os Jardim Botânico e o Jardim da Quinta do Imperador, isentando temporariamente do pagamento as visitas a estes espaços.

O elenco do governo de madeirense de coligação PSD/CDS ainda aprovou 27 resoluções e respetivos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, no montante global de 1,4 milhões de euros, destinados a apoiar as atividades dos clubes desportivos regionais.

Outra das deliberações foi a resolução para atribuir um auxilio anual de 500 mil euros à Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) para permitir a implementação do Sistema Regional de Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Entre outras decisões, o Governo da Madeira determinou também apoiar seis associações culturais da região, atribuindo-lhes um valor total de 120 mil euros.

Com base em contratos-programa, as Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando Com a Diferença; Porta 33; Recreio Musical União da Mocidade; Associação Musical e Cultural Xarabanda; Teatro Experimental do Funchal e Teatro Feiticeiro do Norte vão receber 20 mil euros cada uma para desenvolverem as suas atividades.

O IASAUDE revelou hoje que se mantêm os 90 casos de covid-19 na Madeira, 81 dos quais são casos recuperados e nove casos ativos, que permanecem sem necessidade de cuidados hospitalares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório