Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Açores entre "destinos mais seguros na Europa" para férias durante Covid

Os Açores foram considerados "um dos destinos mais seguros na Europa em 2020" para férias em época de covid-19, distinção baseada na segurança sanitária no turismo, no baixo número de casos e no serviço de saúde, anunciou o Governo Regional.

Açores entre "destinos mais seguros na Europa" para férias durante Covid
Notícias ao Minuto

14:21 - 04/06/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo o executivo, o arquipélago recebeu da organização European Best Destination a distinção "Coronavirus Safest Destination", de uma lista de destinos mais seguros para férias numa altura de pandemia.

Esta distinção, de acordo com a nota divulgada hoje, "tem por base as medidas de segurança sanitária no setor do turismo e nas suas atividades conexas, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde local".

"Tendo em conta a nova normalidade que vivemos, sermos considerados um dos destinos mais seguros na Europa em 2020 é motivo de orgulho no trabalho feito até aqui", sublinha a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, citada na nota.

Para Marta Guerreiro, "este é um dos melhores reconhecimentos" que o arquipélago poderia receber este ano, motivando para "continuar o caminho percorrido no combate à pandemia de covid-19 e na retoma da atividade turística".

Os empresários açorianos "têm-se demonstrado preparados para receberem em segurança os turistas interessados nos Açores", sublinha a titular pela pasta do Turismo.

Segundo o executivo, outra das razões para a distinção internacional é o facto de os Açores serem "um destino perfeito para os viajantes que têm preferência pelo contacto com a natureza e por produtos como caminhadas, observação de cetáceos, gastronomia local e valorização das tradições".

"Estamos perante um posicionamento que vai ao encontro das motivações daqueles que decidirem viajar e que irão optar por destinos que oferecem condições de segurança sanitária associadas a uma oferta de descanso e lazer desmassificada", considera a secretária regional do Turismo dos Açores, "o primeiro e único" destino do mundo "certificado enquanto destino sustentável".

Marta Guerreiro diz que "estes fatores são primordiais na tomada de decisão dos turistas, posicionando-se à frente do fator preço", o que faz com que, neste contexto, "os Açores estejam mais bem posicionados do que a maioria dos destinos concorrentes".

A revista Forbes foi um dos órgãos internacionais que publicaram a lista de destinos seguros para visitar em época de covid-19.

Há 16 dias seguidos que o arquipélago não regista novos casos de covid-19, havendo apenas um caso positivo ativo, de uma pessoa residente em São Miguel.

Até ao momento, foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 129 recuperados e 16 óbitos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório