Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aveiro vai ter novo trajeto ciclável e novas bicicletas públicas

A Câmara de Aveiro deve ativar as novas bicicletas de utilização partilhada (BUGAII) até ao final do ano, depois do contrato para o seu desenvolvimento ter obtido o visto do Tribunal de Contas, informou hoje a autarquia.

Aveiro vai ter novo trajeto ciclável e novas bicicletas públicas
Notícias ao Minuto

13:29 - 03/06/20 por Lusa

País BUGAII

O contrato para a criação do novo sistema público de bicicletas partilhas na Cidade de Aveiro foi celebrado pela câmara com o agrupamento constituído pela MEO, Soltráfego e Lightmobie.

"A decisão do Tribunal de Contas permitiu o início do trabalho de desenvolvimento do design e fabrico das novas bicicletas e das respetivas docas, a que se seguirá a sua instalação. Em paralelo prossegue também o desenvolvimento da 'App' móvel através da qual será possível gerir e utilizar este sistema, prevendo-se que a ativação da nova BUGA se realize no final do ano de 2020", refere uma nota de imprensa municipal.

Trata-se de um investimento da câmara de 718.873,50 euros e ao todo serão fornecidas 204 novas bicicletas e instaladas 20 estações com 308 docas ou lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga, ao contrário das primeiras BUGA que eram gratuitas.

Quanto às BUGAS existentes, vão se manter "em jeito de memorial ativo" e continuarão de uso gratuito.

"Com este processo de lançamento da nova BUGA, e no âmbito da estratégia 'Aveiro Tech City', vamos garantir um rápido e fácil acesso aos utilizadores deste meio suave de transporte, que pretende promover a utilização dos transportes públicos em detrimento do automóvel privado, a acessibilidade universal, valorizar o uso da bicicleta e das deslocações pedonais, e promover o ambiente e hábitos de vida saudáveis.

Aproveitando o Dia Mundial da Bicicleta, a Câmara de Aveiro anunciou que vai ter início a construção da pista ciclável dedicada, frente ao Centro de Congressos de Aveiro.

A pista integra-se no trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP, num investimento superior a meio milhão de euros, ao longo de um trajeto com 2,4 quilómetros, que inclui a construção de duas faixas cicláveis em grande parte dos arruamentos intervencionados, a criação de vias banalizadas que permitem a partilha da faixa de rodagem entre as bicicletas e os automóveis, com limitação de velocidade a 30 quilómetros por hora, e a criação de pista cicláveis segregadas da via automóvel em alguns troços do percurso.

É o caso da pista em frente ao Centro de Congressos Aveiro, cuja construção foi hoje anunciada e que se integra na empreitada do trajeto dedicado, o qual envolve a redefinição de entroncamentos e praças, como o entroncamento da Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários com a Rua Mário Sacramento, e a remodelação da praça junto à Estação da CP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório