Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Rota do Românico concluiu restauro de pinturas em Marco de Canaveses

A Rota do Românico anunciou hoje ter concluído a conservação e restauro das pinturas murais de São Nicolau e do retábulo de São Lázaro, em dois monumentos classificados do concelho de Marco de Canaveses.

Rota do Românico concluiu restauro de pinturas em Marco de Canaveses
Notícias ao Minuto

11:03 - 03/06/20 por Lusa

País Conservação

Segundo um comunicado da entidade promotora, os trabalhos foram realizados, nos últimos meses, na igreja de São Nicolau e na vizinha capela de São Lázaro.

No caso da igreja de São Nicolau, os melhoramentos incidiram nas pinturas murais a fresco da nave, dos séculos XV, XVI e XVII e XVIII, descobertas acidentalmente em 1973, entre as quais se encontra o painel com a figura de Santo Antão, um dos frescos mais antigos da Rota do Românico.

Na capela de São Lázaro, a intervenção contemplou o tratamento do pequeno retábulo em talha dourada, incluindo a pintura sobre tela de Jesus Cristo e a escultura de São Lázaro em madeira policromada.

As intervenções tiveram o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte e implicaram um investimento total de cerca de 33 mil euros, cofinanciado em 90% pelo Turismo de Portugal e, em 10%, pela Câmara de Marco de Canaveses.

Entre 2013 e 2015, a igreja de São Nicolau já tinha beneficiado de uma intervenção de conservação das coberturas, paredes exteriores e retábulos. Na capela de São Lázaro foram renovadas, no início de 2019, as respetivas coberturas.

A Rota do Românico é projeto turístico-cultura que reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório