Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

GNR recupera tartaruga de orelhas vermelhas na Trofa

Animal encontrava-se num pequeno curso de água. Não apresentava ferimentos.

GNR recupera tartaruga de orelhas vermelhas na Trofa
Notícias ao Minuto

07:38 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Animais

Uma tartaruga de orelhas vermelhas foi recuperada pelo Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santo Tirso, no passado dia 28 de maio, no concelho de Trofa.

De acordo com uma nota publicada no site da Guarda Nacional Republicana (GNR) e também enviada às redações, os militares deslocaram-se ao local após uma comunicação "a informar que uma tartaruga se encontrava num pequeno curso de água de caudal reduzido". 

Foram ao local e recuperaram o animal que "não apresentava qualquer tipo de ferimento". Este foi entregue no Parque Biológico de Gaia.

A Autoridade explica que a "tartaruga de orelhas vermelhas é a subespécie, Trachemys Scripta Elegans, nativa dos Estados Unidos da América, mas hoje é encontrada em vários locais do mundo". 

E ajuda a distingui-la: "É facilmente reconhecível pela faixa vermelho-alaranjada que apresenta nos dois lados da cabeça e pela carapaça ovalada. Esses animais, em cativeiro, podem viver até 40 anos. Os mais novos exibem manchas e um casco de cores vibrantes".

"Conforme envelhecem, a cor do casco tende a escurecer e as manchas, inclusive as faixas vermelhas, a esmaecer", acrescenta-se. 

Notícias ao MinutoGNR recupera tartaruga de orelhas vermelhas na Trofa© Guarda Nacional Republicana

Leia Também: Afinal, os gatos precisam de tomar banho?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório