Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Registado em São Miguel um novo sismo com magnitude de 2,4

Um novo sismo, com magnitude 2,4 na escala de Richter, foi hoje registado em São Miguel, depois de terem ocorrido naquela ilha, na segunda-feira, três eventos, um dos quais de magnitude de 4,8.

Registado em São Miguel um novo sismo com magnitude de 2,4
Notícias ao Minuto

14:13 - 02/06/20 por Lusa

País Açores

Segundo os dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o evento com magnitude 2,4 foi registado às 11:10 locais (12:10 em Lisboa) de hoje e teve o epicentro a cerca de seis quilómetros a sul da freguesia do Faial da Terra, no concelho da Povoação.

A agência Lusa confirmou junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) que não há quaisquer ocorrências a registar.

O sismo de hoje surge depois de, na segunda-feira, se terem sentido outros três na ilha de São Miguel.

O primeiro, com magnitude 4,8 na escala de Richter, fez-se sentir ao início da manhã, com epicentro a cerca de 19 quilómetros a este/nordeste das Formigas, um evento registado às 07:07 locais (08:07 em Lisboa).

Seguiu-se um evento que ocorreu às 09:31 locais (10:31 em Lisboa) e teve magnitude 2,5 na escala de Richter e epicentro a cerca de três quilómetros a sul/sudoeste da Povoação.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na Povoação, na Ribeira Quente e Nossa Senhora dos Remédios, no concelho da Povoação, adianta o CIVISA.

O evento foi ainda sentido com intensidade III nas Furnas, no mesmo município.

Posteriormente, às 09:54 locais (10:54 em Lisboa) foi registado um novo sismo com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul/sudoeste da Povoação.

Esse evento foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli Modificada) na Povoação e em Nossa Senhora dos Remédios.

De acordo com o CIVISA, o evento foi ainda sentido com as intensidades III na Ribeira Quente e no Faial da Terra e intensidade II/III nas Furnas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do CIVISA, Rui Marques, explicou, na segunda-feira, que os dois últimos sismos sentidos nesse dia em São Miguel e o de hoje, que registaram uma magnitude superior a 2 na escala de Richter e têm o seu epicentro a sul do concelho da Povoação, "não têm nada a ver com o primeiro em termos de localização", porque "estão em locais muito distintos".

"No entanto, a sua proximidade temporal e o seu alinhamento noroeste/sudeste, coincidente com um dos principais alinhamentos tectónicos de São Miguel, poderão indiciar que estes sismos estão relacionados", acrescentou, em declarações à Lusa.

O responsável frisou que se tratam de "duas zonas sismogénicas tectonicamente ativas e que frequentemente apresentam atividade".

O primeiro sismo foi sentido "em quase toda a ilha" de São Miguel e os dois últimos "circunscritos ao concelho da Povoação", referiu ainda o presidente do CIVISA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório