Celebra-se, esta segunda-feira, o Dia da Região Autónoma dos Açores e António Costa não deixou a data passar em branco.
Numa "mensagem de amizade" partilhada na sua página oficial do Twitter, o primeiro-ministro começou por apontar que este dia "consagra a afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e unidade regional".
"É essa identidade dos açorianos que quero sublinhar neste dia", vincou.
O chefe do Governo deixou ainda uma mensagem de união à região autónoma, num momento em que o país atravessa uma crise provocada pela pandemia da Covid-19: "Em conjunto enfrentaremos esta crise, respeitando sempre as marcas tão próprias da autonomia regional".
O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980, visando celebrar a autonomia política e administrativa da região, sendo celebrado na segunda-feira do Espírito Santo, também conhecida por Dia do Bodo ou Dia da Pombinha, devido à forte implantação destas festividades nas comunidades açorianas.
Até ao momento, já foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 128 recuperados, 16 óbitos e dois casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, ambos na ilha de São Miguel.