Meteorologia

  • 02 JULHO 2020
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Marcelo lamenta morte de Bispo Emérito de Benguela

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do Bispo Emérito de Benguela, Óscar Braga, lembrando a sua "trajetória espiritual notável" sempre ligada a África "e aos seus problemas".

Marcelo lamenta morte de Bispo Emérito de Benguela
Notícias ao Minuto

21:37 - 29/05/20 por Lusa

País PR

Numa nota publicada hoje no 'site' da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda que o bispo se destacou "pela força da sua fé, pela sua abnegação e pela sua humildade", deixando um apelo: "saibamos seguir o seu exemplo de vida".

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou ainda "as mais sentidas condolências" à família e a toda a comunidade dos seus fieis.

O bispo emérito de Benguela, Óscar Braga, morreu na terça-feira, aos 89 anos, no Hospital Geral, noticiou a televisão pública angolana (TPA).

Em declarações à imprensa, citadas na agência angolana ANGOP, o diretor provincial da Saúde em Benguela, Manuel Cabinda, lamentou o sucedido e explicou que Óscar Braga chegou ao hospital já numa situação extremamente delicada.

"Durante algum tempo, foi seguido nas nossas unidades hospitalares, pois tinha as suas cormobilidades. Infelizmente, hoje [terça-feira] chegou aos nossos serviços de urgência já em paragem cardiorrespiratória", explicou.

Óscar Lino Lopes Fernandes Braga nasceu em Malanje, em 30 de setembro de 1931. Entrou para o seminário já com o ensino superior e ordenou-se padre em 1964, tendo sido ordenado bispo dez anos depois, em Malanje.

Em 1975, assumiu a diocese de Benguela até 2008, altura em que foi substituído por Eugénio Dal Corso.

Óscar Braga ordenou mais de 300 padres. Nos seus 33 anos de missão episcopal, saíram três bispos da diocese de Benguela: José Nambi, Mário Lukundi e Emílio Sumbelelo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório