Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 100 trabalhadores de conserveira em Peniche aguardam resultados

Mais de 100 trabalhadores da fábrica de conservas ESIP, de Peniche, já fizeram o teste à covid-19 e aguardam pelo diagnóstico, referiu hoje a empresa, depois de ter surgido um caso positivo.

Mais de 100 trabalhadores de conserveira em Peniche aguardam resultados
Notícias ao Minuto

17:47 - 28/05/20 por Lusa

País Covid-19

"Desde terça-feira já foram testados mais do que 100 trabalhadores, que estão a aguardar os resultados" aos testes, disse à agência Lusa John Merva, diretor da comunicação para a Europa da multinacional tailandesa Thai Union, a que pertence a conserveira European Seafood Investiment Portugal (ESIP), no distrito de Leiria.

Os testes aos restantes trabalhadores estão a decorrer.

Na segunda-feira, a empresa "recebeu a confirmação de que um trabalhador testou positivo à covid-19", depois de na quarta-feira da semana passada ter apresentado sintomas.

O operário encontra-se em casa em isolamento profilático e não apresenta sintomas graves ou corre perigo de vida.

Em resultado, a conserveira, o maior empregador do concelho de Peniche, "enviou para casa cerca de 200 trabalhadores".

Empresa e autoridades de saúde decidiram testar as duas centenas de trabalhadores, dos 850 que a fábrica possui, e esses profissionais estão em quarentena em casa, sem apresentarem sintomas.

O responsável explicou que, desde o início da pandemia, no âmbito do plano de contingência, a unidade "separou turnos e áreas", o que permitiu confinar o eventual foco de contaminação apenas aos trabalhadores que "estiveram em contacto com o profissional infetado".

Por isso, os restantes "não precisam de estar em isolamento ou serem submetidos a testes".

Desde que foi detetado o caso positivo, a conserveira desinfetou áreas que foram usadas por esse trabalhador, incluindo salas de descanso, vestiários e áreas laborais.

Dentro do seu plano de contingência, a conserveira já tinha adotado a medição de temperatura à entrada de cada turno, o uso de equipamentos de proteção individual, a higienização regular das mãos e o reforço da limpeza.

Em Portugal, morreram 1.369 pessoas das 31.596 confirmadas como infetadas, e há 18.637 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório