Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

CM de Lisboa vai lançar concurso para ampliação da Casa dos Animais

A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a contratação da empreitada de ampliação da Casa dos Animais da capital, com um preço base de cerca de 1,3 milhões de euros. 

CM de Lisboa vai lançar concurso para ampliação da Casa dos Animais
Notícias ao Minuto

15:27 - 27/05/20 por Lusa

País Casa dos Animais

A proposta, subscrita pelo vice-presidente do município, João Paulo Saraiva, e pelo vereador da Proteção Civil, Carlos Castro, foi apreciada numa reunião pública do executivo municipal (liderado pelo PS) que decorreu esta manhã por videoconferência. 

Intervindo na sessão, João Paulo Saraiva, que também tem o pelouro das Obras e das Finanças, destacou que a intervenção na Casa dos Animais de Lisboa (CAL), "requerida há vários anos", permitirá aumentar a capacidade do alojamento de animais, a área de recreio dos mesmos, assim como ampliar a área de trabalho dos trabalhadores e voluntários do espaço. 

"Atento ao aumento da procura da Casa dos Animais de Lisboa, decorrente do abandono de animais, torna-se necessário dotar este edificado de mais espaços, não só para o alojamento de animais, como também de um espaço maior imprescindível à prestação de cuidados veterinários e de serviços a ele associados, e, ainda, a criação de um espaço de armazenamento de produtos de apoio ao funcionamento da CAL", lê-se na proposta.

Segundo o documento, o concurso a ser lançado pela autarquia tem como valor base cerca de 1,3 milhões de euros e o prazo de execução da obra é de um ano. 

A vereadora do PCP Ana Jara, apesar do voto a favor, levantou dúvidas relativas à proteção do Parque Florestal de Monsanto e à colónia de gatos lá localizada.

Por seu turno, João Gonçalves Pereira (CDS-PP) defendeu que o valor apresentado "é um bocadinho alto tendo em conta a intervenção" constante da proposta.

O vereador Carlos Castro respondeu que "a ampliação será feita no lado oposto à entrada", rejeitando que o preço da obra seja elevado, e sublinhou que haverá "respeito integral pelo parque florestal".

Em março do ano passado, numa reunião da Comissão Permanente de Ambiente e Qualidade de Vida da Assembleia Municipal de Lisboa, o autarca estimava que a obra estivesse concluída dentro de ano e meio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório