Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Castelo Branco investe 500 mil euros na limpeza de floresta

A Câmara de Castelo Branco anunciou hoje que está a realizar intervenções nas redes primárias e secundárias da rede de faixas de gestão de combustíveis, iniciativa que abrange um total de 630 hectares e um investimento superior a 500 mil euros.

Castelo Branco investe 500 mil euros na limpeza de floresta
Notícias ao Minuto

12:27 - 27/05/20 por Lusa

País Incêndios

"Este é um investimento fundamental para a prevenção dos incêndios florestais, que garante uma maior segurança de todos os munícipes e contribui para a preservação da nossa floresta", afirma, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

Esta ação decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e inclui a realização de intervenções na rede primária e rede secundária, da rede de faixas de gestão de combustíveis (limpeza).

Engloba um total de 630 hectares e corresponde a um investimento superior a 500 mil euros, sendo que o objetivo é a proteção de pessoas e bens na prevenção de incêndios rurais.

As redes de faixas de combustíveis que constituem as redes primárias e secundárias têm como função reduzir a área percorrida por incêndios florestais, diminuindo os seus efeitos.

O concelho de Castelo Branco encontra-se no terceiro lugar do pódio nacional em área, com 1.438 quilómetros quadrados, sendo que a rede primária apresenta uma largura não inferior a 125 metros e a rede secundária apresenta uma largura não inferior a 10 metros ao longo das estradas e 100 metros para o exterior dos aglomerados populacionais.

"Nos trabalhos, em fase de conclusão, todos os pinheiros bravos e eucaliptos estão a ser eliminados, cumprindo o município o objetivo de proteção contra a passagem de incêndios, bem como de proteção contra fenómenos climáticos extremos associados a vento forte, que podem provocar a queda de árvores para a via", lê-se na nota.

O município de Castelo Branco está também a realizar a manutenção da rede primária e secundária e limpeza das linhas de água nas áreas do concelho atingidas pelos incêndios de 2017.

Esta ação abrange um total de 267 hectares e representa um investimento superior a 130 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório