Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Fenómeno "muito extremo" em Almeirim danificou telhados e barracões

O "fenómeno muito extremo" que atingiu na terça-feira a povoação de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim (Santarém), provocou "alguns danos" nos telhados de cinco habitações e danificou seis barracões, disse o presidente do município.

Fenómeno "muito extremo" em Almeirim danificou telhados e barracões
Notícias ao Minuto

11:48 - 27/05/20 por Lusa

País Almeirim

Pedro Ribeiro referiu à Lusa que ele próprio foi apanhado por uma escuridão súbita, queda de pingos grossos de chuva que rapidamente pareciam "pedras" e uma descida abrupta da temperatura, que o obrigaram a parar na estrada quando fazia a habitual ronda pelo concelho ao fim do dia.

O fenómeno ocorreu pouco depois das 19:00, tendo arrancado algumas árvores e postes de eletricidade, um dos quais ficou dobrado pela força do vento, disse, adiantando que ocorreu fora do núcleo urbano da povoação.

O autarca confirmou que da ocorrência não resultaram feridos nem desalojados.

Pedro Ribeiro afirmou que, passada meia hora, o calor já se fazia sentir de novo e a água evaporou rapidamente.

Quando regressou a Almeirim, a cerca de 10 quilómetros, verificou que ali não tinha chovido e que a temperatura era de 34 graus, mais 12 do que os que registou no carro no momento da ocorrência.

Na informação prestada na terça-feira à noite à Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém afirmou ter-se tratado de uma "situação de muito curta duração e muito localizada" em quatro ou cinco ruas de Fazendas de Almeirim.

"Foi uma situação de um fenómeno extremo de vento que causou danos em estruturas de cinco habitações, nomeadamente coberturas e telhados, afetando também a rede elétrica e da PT, e a queda de algumas árvores", referiu a mesma fonte.

No local estiveram os bombeiros de Almeirim e a GNR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório