Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Está na altura de desconfinar mas também de 'desCOVIDificar'"

Ex-ministro da Saúde deixou um texto no Facebook onde versa sobre o desconfinamento em Portugal e o caminho que se deve seguir.

"Está na altura de desconfinar mas também de 'desCOVIDificar'"
Notícias ao Minuto

23:59 - 25/05/20 por Notícias Ao Minuto

Política Adalberto Campos Fernandes

Adalberto Campos Fernandes publicou esta segunda-feira à noite, no Facebook, um texto - intitulado 'Confiança e Autoestima' - onde versa sobre os primeiros dias de desconfinamento em Portugal e o caminho a tomar. Para o ex-ministro da Saúde, "está na altura de desconfinar mas também de 'desCOVIDificar'"

"Passados alguns dias sobre o início do desconfinamento surgem sinais de confiança. Os portugueses começam a acreditar que é possível retomar a vida garantindo pequenas mudanças nos gestos e comportamentos do quotidiano", começa por referir Campos Fernandes.

Para o ex-governante, "ninguém duvida que somos uma sociedade adulta e responsável", acrescentando que "as regras estão claras" e "todos estão a fazer um enorme esforço para cumprir a 'estratégia de defesa' coletiva".

Depois, os 'conselhos' sobre o que temos de fazer nesta fase em que começamos a sair de casa e a relacionarmo-nos, ainda em tempos de pandemia: "Apetece conversar sobre o resto das nossas vidas. Precisamos de reencontrar a família e os amigos. Temos de nos relacionar como gente adulta e responsável".

"Nesta fase é importante evitar os excessos de paternalismo e, pelo contrário, incentivar a responsabilidade individual. Temos razões para acreditar que continuaremos a pensar nos outros e, em particular, nos mais frágeis e vulneráveis", escreve ainda.

É, defende, no entanto, "chegado o momento de nos batermos pela nossa liberdade e pelo direito ao bem-estar de todos. Recuperar a economia, o emprego, o rendimento e, sobretudo, a autoestima". "Talvez passarmos a ter um briefing diário sobre a recuperação do trabalho, do ensino e da nossa vida em sociedade. Difícil é certo, mas muito necessário", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório