Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Creche do Lar do Comércio em Matosinhos reabre a 1 de junho

A creche e jardim-de-infância do Lar do Comércio, em Matosinhos, que acolheu 75 idosos residentes na instituição enquanto esta era descontaminada pelo exército, vai reabrir a 01 de junho, disse hoje à Lusa fonte da direção.

Creche do Lar do Comércio em Matosinhos reabre a 1 de junho
Notícias ao Minuto

20:45 - 25/05/20 por Lusa

País Porto

Segundo a fonte, neste espaço só estiveram os utentes residentes que testaram negativo à covid-19.

Após a conclusão da descontaminação ao edifício principal, que ficou concluída na semana passada, estes utentes foram para o mesmo, tendo a creche e jardim-de-infância sido hoje desinfetada pelos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio.

Já em comunicado enviado à Lusa, o Lar do Comércio adiantou que os utentes que estão no Centro de Neurointervenção da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, no Hospital Militar do Porto e no Centro de Apoio Comunitário de Matosinhos regressam quarta-feira às instalações.

"Recorde-se que parte dos utentes foram mobilizados de forma a permitir a sua descontaminação e a reorganização das áreas covid-19 e não covid-19 e dos respetivos circuitos", sublinhou.

Neste momento, o Lar do Comércio, que já registou 23 mortes por covid-19, tem 101 utentes residentes, 13 hospitalizados e 59 deslocados.

Os utentes deste lar, no distrito do Porto, foram todos testados mais do que uma vez.

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à atuação do lar, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Também um familiar de uma utente, que morreu com covid-19, apresentou queixa contra a instituição pela alegada prática de vários crimes e requereu, ainda, a suspensão de funções dos órgãos sociais.

Na queixa, a que a agência Lusa teve acesso, José Neves pede ao MP o apuramento de factos que, da conduta da instituição e dos membros dos seus corpos gerentes e funcionários, "possam consubstanciar a eventual prática de qualquer crime, designadamente, de homicídio, propagação de doença, ofensas à integridade física, omissão de auxílio, entre outros, procedendo-se à respetiva abertura de inquérito para esse fim".

Portugal contabiliza 1.330 mortos associados à covid-19 em 30.788 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório