Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Rui Rio diz que "qualquer pessoa gosta de entendimento institucional"

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que "qualquer pessoa gosta que haja um entendimento institucional", numa referência ao que foi apelidado de "combinação harmoniosa entre o primeiro-ministro (PS) e o Presidente da República (PR).

Rui Rio diz que "qualquer pessoa gosta de entendimento institucional"
Notícias ao Minuto

14:54 - 22/05/20 por Lusa

Política PSD

"Sim. Acho que qualquer pessoa gosta que, em termos de país, haja um entendimento institucional, dentro das diferenças que todos nós temos. Seja PR/Governo/Assembleia da República ou principais partidos políticos", disse Rui Rio em Ovar, distrito de Aveiro, na companhia do Presidente da República, quando questionado pelos jornalistas se gostaria que dissessem de si que "combina harmoniosamente" com Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado almoçou hoje com Rio na base militar de Ovar, concelho onde se registou a primeira e mais longa cerca sanitária devido à covid-19 e vai estar à tarde com o primeiro ministro, mas o presidente do PSD rejeitou que fizesse sentido a presença de António Costa no repasto.

"São coisas diferentes. Estou aqui para almoçar e prestar homenagem ao concelho com o Presidente da República. À tarde é o Governo que vem ao concelho mais massacrado e bem", observou Rio.

"Agora, não nos vamos misturar. Nem eu sou membro do Governo nem António Costa é do PSD", alertou.

Rio falava antes do almoço com o Presidente da República na Base Aérea/Aeródromo de Manobra N.º 1 de Ovar, depois de ter ouvido Marcelo Rebelo de Sousa elogiar a sua atuação neste período de pandemia de covid-19. Para Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio teve uma atuação "exemplar" de colocar "o interesse nacional à frente do partidário" na crise da covid-19, com reconhec.imento em inúmeros países.

Na quarta-feira da semana passada, durante uma visita à Volkswagen Autoeuropa, o primeiro-ministro, António Costa, manifestou a expectativa de esperar regressar àquela fábrica com o atual Presidente da República já num segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, contando, portanto, com a sua recandidatura e reeleição.

Entretanto, o socialista e ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva disse numa entrevista que as personalidades de Marcelo e Costa "combinam harmoniosamente" e que o país ganharia se a relação continuasse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório