Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

São já 76 os infetados na Azambuja. Surto no Santa Maria "circunscrito"

Briefing diário já começou.

São já 76 os infetados na Azambuja. Surto no Santa Maria "circunscrito"
Notícias ao Minuto

13:28 - 22/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Pouco depois de ser conhecido o boletim epidemiológico desta sexta-feira, que dá conta de mais 288 casos, mais 12 mortos, e mais 1.138 recuperados (número que voltou a disparar) nas últimas 24 horas, começou a conferência diária da Direção-Geral da Saúde, transmitida a partir do Ministério da Saúde, na Avenida João Crisóstomo, em Lisboa, e que conta hoje com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e da diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

O briefing diário começou com o secretário de Estado a fazer o já normal balanço epidemiológico. De seguida, António Lacerda Sales anunciou que as estruturas adaptadas para recolher pessoas que não têm condições para cumprir o isolamento em casa vão ficar isentas do pagamento de taxas até ao final do ano.

O governante adiantou ainda que chegaram 44 novos ventiladores a Portugal, 20 dos quais destinam-se ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve sendo os restantes distribuídos por “diferentes unidades do SNS”.

76 casos de infeção na Azambuja

Já Graça Freitas anunciou que os 339 testes realizados na Sonae, na Azambuja, revelaram que há 76 funcionários infetados, mais seis do que esta quinta-feira. Sendo que, "estão todos bem" garantiu a diretora-geral da saúde.

Ainda sobre esta questão, Graça Freitas revelou que há mais duas empresas com casos positivos “numa há dois positivos e noutra três”, sem especificar de que empresas se tratam.

“Todos os contactos, estão a ser acompanhados e rastreados habitantes e pessoas da comunidade. Foi feito o reforço dos meios de transporte para evitar o contacto físico próximo”, acrescentou a governante.

Surto no Santa Maria foi "circunscrito"

o surto no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que afetou 11 profissionais e três doentes, foi, segundo Graça Freitas, "circunscrito" e a enfermaria afetada reaberta na próxima terça-feira, dia 26 de maio, após "uma descontaminação" que será feita na segunda-feira.

Desafiada a fazer um balanço geral da situação epidemiológica do país, a diretora-geral da saúde recordou que “estabilizamos” no número que já tinha sido apontando, o de 200 a 300 novos casos diários, admitindo, contudo, que existe “a situação concreta da Azambuja, em que há um surto grande e dois pequenos”. "No resto do pais, há uma transmissão que já foi mais intensa”, atirou a Graça Freitas.

Cortes nas remunerações dos enfermeiros? Ministério não tem conhecimento

Questionado sobre a denúncia da Ordem dos Enfermeiros de que há profissionais de saúde infetados com Covid-19 a sofrerem cortes nos salários, Lacerda Sales admitiu que o ministério da Saúde não tem conhecimento dessa situação, mas garantiu que a mesma vai ser analisada e avaliada.

Já sobre o regresso dos emigrantes a Portugal, que acontece maioritariamente nos meses de verão, o secretário de Estado disse estar confiante de que será “feito em segurança”, perante “a consciência cívica e social do nosso povo”.

Acompanhe em direto o briefing:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório