Meteorologia

  • 01 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Bebé sem rosto. Obstetra poderá não voltar a exercer medicina

Artur Carvalho deverá responder, para além do caso do bebé sem rosto, a outros processos. Considerando que as punições são cumulativas, tal poderá significar que o médico não volta a exercer medicina.

Bebé sem rosto. Obstetra poderá não voltar a exercer medicina
Notícias ao Minuto

23:22 - 20/05/20 por Notícias ao Minuto 

País Bebé sem rosto

O conselho disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos pediu cinco anos de suspensão para Artur Carvalho, o obstetra que fez o acompanhamento pré-natal do bebé Rodrigo. Mas o médico tem outros processos pendentes e as punições podem significar que o especialista não volta a exercer medicina.

Recorda a RTP que a Ordem dos Médicos pode, para além do caso do bebé sem rosto, pronunciar-se sobre uma dezena de processos pendentes sobre este mesmo médico. Considerando que as punições são cumulativas, lembra o meio de comunicação que isso pode significar que o médico não volta à sua atividade profissional, atendendo á sua idade.

À RTP, Miguel Matias, advogado do médico, confirmou que o arguido foi "notificado da nota de culpa", isto é, "da deliberação que foi imputada ao cliente, por negligência, em determinados factos relacionados com esta questão tão falada do bebé sem rosto".

Decorre agora o prazo para que a defesa possa fazer a oposição, sendo que "só no final é que haverá uma deliberação".

Recorde-se que o bebé Rodrigo nasceu em outubro de 2019, no Hospital de Setúbal, sem parte do rosto. A mãe tinha realizado três ecografias numa clínica privada com Artur Carvalho e nunca lhe foi comunicada qualquer malformação. O caso foi também entregue ao Ministério Público e permanece em segredo de justiça.

No dia 7 de maio, a mãe de Rodrigo recorreu às redes sociais para partilhar uma foto do bebé, assinalando assim os sete meses da criança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório