Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Há 360 praias com bandeira azul em 2020 (e há estreias)

O Algarve continua a ser a região do país com mais praias com bandeira azul.

Há 360 praias com bandeira azul em 2020 (e há estreias)
Notícias ao Minuto

12:19 - 20/05/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Praias

360 praias - 322 costeiras e 38 fluviais - foram galardoadas com bandeira azul, este ano. Com o início da época balnear em 6 de junho, a Associação Bandeira Azul (ABA) anunciou, esta quarta-feira, a estreia de mais oito praias do que em 2019, algumas na zona urbana, designadamente, as de Caxias e Paço d’Arcos, em Lisboa, e Castelo do Queijo, no Porto.

De acordo com a ABA, as novas 14 "entradas e reentradas" de 2020 são as seguintes praias: Castelo do Queijo, Árvore, Pedrógão Sul, Mamôa, Costa de Lavos, Caxias, Paço d’Arcos, Foz do Sizandro, Amieira, Marina de Portimão, Sargentos, Prainha, Barro Vermelho e Banda D’Além.

O Algarve continua a ser a região no país com maior número de bandeiras azuis (87), seguindo-se o Norte (76),  Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Consulte aqui os locais galardoados com bandeira azul em 2020.

"De volta ao mar, com a atitude de mudar"

Devido à pandemia da covid-19, o tema deste ano é: "De volta ao mar, com a atitude de mudar".

Quanto a regulamentos de segurança, José Archer, da Associação Bandeira Azul, realçou que cabe às entidades responsáveis pela praia, pela marina ou pela embarcação galardoada implementar as regras extraordinárias no seu espaço.

"Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar", afirmou, salientado que a fruição destes espaços públicos vai depender da responsabilidade de cada um.

José Archer fez sobressair ainda que a diversidade das praias é imensa e que quando se fala em medidas de adaptação às regras significa que as autoridade locais têm de adaptar as recomendações gerais à realidade local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório