Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Segunda chamada para prova "deverá ser em Janeiro"

O ministro da Educação, Nuno Crato, admitiu hoje como provável a marcação para janeiro de uma "segunda chamada" para os professores que hoje não conseguiram fazer a prova de avaliação docente, em consequência da greve ou protestos.

Segunda chamada para prova "deverá ser em Janeiro"
Notícias ao Minuto

20:41 - 18/12/13 por Lusa

País Crato

Em entrevista à estação pública de televisão, RTP, o ministro, que começou por dizer apenas que a prova teria nova data marcada "em breve", admitiu de seguida que a "segunda chamada" aconteceria "muito naturalmente em janeiro", esclarecendo ainda que haverá lugar a nova inscrição para os docentes que não conseguiram fazer a prova e queiram fazer.

O processo ficará a cargo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e exclui qualquer novo pagamento de inscrição.

Nuno Crato afirmou, a propósito dos vários episódios de protestos nas escolas do país para onde estava marcada a realização da prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC), que "há o direito à greve e há o direito à não greve", referindo que imagens como as de provas rasgadas no meio da sala de aulas "não são dignificantes para a imagem dos professores" e que haverá muitos que não se identificam com elas.

O ministro afirmou ainda que "o sistema de formação de professores tem, neste momento, várias falhas", entre as quais a preparação dos candidatos à entrada para os cursos de habilitação à docência, que, segundo o responsável pela pasta da Educação, devem, pelo menos, prestar provas a Português e Matemática para poder aspirar a lecionar no Ensino Básico e Secundário.

Também a preparação à saída do curso suscita dúvidas ao ministro, sobretudo se as licenciaturas não forem universitárias.

"As dúvidas são sobre a formação obtida nas Escolas Superiores de Educação", admitiu Nuno Crato na entrevista à RTP, acrescentando depois: "Sempre que se faz um exame está-se a dizer que não se confia".

Insistindo na comparação com outras profissões, que exigem um exame de admissão após a licenciatura, Nuno Crato afirmou que pais e famílias têm o direito a ver escolhidos, para ensinar nas escolas, os melhores da classe docente.

Quase metade dos professores inscritos para a PACC não fez o exame marcado para hoje, de acordo com as primeiras estimativas sindicais.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, calculou em seis mil o número de professores que não terão realizado a prova imposta pelo Ministério da Educação aos docentes com menos de cinco anos de serviço.

Sobre as perturbações ocorridas hoje nas escolas, Mário Nogueira disse que foram "proporcionais à humilhação a que o Ministério quis sujeitar os professores".

O dia de hoje ficou marcado por vários incidentes e protestos que levaram a que, em muitas escolas, não houvesse qualquer docente a realizar a prova, chegando mesmo a ser necessária a intervenção da polícia.

A Fenprof pediu hoje, na sequência dos protestos, a demissão do ministro, e admitiu continuar judicialmente a contestação à PACC.

Os sindicatos de professores disseram também hoje que entregariam um novo pré-aviso de greve se fosse marcada uma nova data para a PACC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório