Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Bebé português e criança mexicana retidos no aeroporto de Paris

Uma associação francesa de defesa dos direitos dos imigrantes denunciou hoje que duas crianças de tenra idade, incluindo um bebé de um mês de nacionalidade portuguesa, encontram-se retidas nas instalações do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, perto de Paris.

Bebé português e criança mexicana retidos no aeroporto de Paris
Notícias ao Minuto

18:27 - 19/05/20 por Lusa

País Bebé

Citada pela agência France-Presse (AFP), a diretora da Associação Nacional de Assistência Fronteiriça para Estrangeiros (Anafé, na sigla em francês), Laure Palun, precisou que o bebé chegou no domingo de Portugal "com a mãe portuguesa e o pai de nacionalidade cabo-verdiana".

De acordo com a associação, a criança de tenra idade e a respetiva família estão retidos numa zona do aeroporto parisiense destinada aos viajantes que não têm autorização de entrada no território francês e que aguardam o repatriamento.

Entre as 20 pessoas que estão atualmente nestas instalações está ainda outro bebé de 16 meses que chegou igualmente a Paris com a mãe, uma cidadã do México.

"É um local de enclausuramento. O enclausuramento de crianças tem de acabar", defendeu a associação, classificando como excessiva a atuação da polícia fronteiriça francesa.

As crianças "não têm de estar nesta zona de espera", contestou o advogado Quentin Dekimpe, representante legal dos visados, classificando tal medida como "completamente inútil".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório