Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Acusado de colaborar em megaestufa de canábis nega tudo em tribunal

Um dos três acusados por explorar uma megaestufa de canábis num armazém da Maia demarcou-se hoje, em tribunal, de qualquer prática criminosa, afiançando que nunca entrou sequer nas instalações.

Acusado de colaborar em megaestufa de canábis nega tudo em tribunal
Notícias ao Minuto

13:46 - 18/05/20 por Lusa

País Justiça

O processo começou a ser julgado durante a manhã no tribunal de Matosinhos e envolve três pessoas de nacionalidade estrangeira que, segundo o MP, cometerem crimes de tráfico de droga, ao explorarem uma megaestufa de canábis na Maia, em 2018 e 2019, que geraram lucros milionários.

Invocando limitações associadas à crise pandemia do novo coronavírus, o tribunal vedou o acesso de jornalistas à sala de audiências, mas fonte envolvida no julgamento disse à agência Lusa que o único arguido ouvido na sessão da manhã "distanciou-se da posse e da propriedade do produto estupefaciente e do armazém".

Segundo a fonte, o arguido acrescentou que se limitou a levar comida três ou quatro vezes "para pessoas que estavam no armazém, deixando-a numa janela, sem entrar nas instalações".

O arrendamento do armazém onde a produção de canábis se fazia seria da responsabilidade de um seu concidadão cujo nome indicou.

Além de acusar os três arguidos por tráfico de droga, o MP requereu que dois eles sejam condenados a pagar ao Estado um total de 640.569,83 euros "por corresponder ao valor do seu património incongruente, ou seja, aquele que se presume ter fundamento na prática de crime".

O despacho de acusação refere que os três arguidos, todos em prisão preventiva, "montaram um esquema de cultivo, produção, secagem e armazenamento de canábis", entre janeiro de 2018 e julho de 2019, num armazém que arrendaram para o efeito.

Ao desmantelar o esquema, em julho de 2019, a PSP destacou a "enorme sofisticação" dos sistemas operados pelos arguidos, com idades entre 35 e 50 anos, na sua atividade ilícita.

"Detinham um sistema complexo e elaborado", demonstrando "experiência" na prática deste ilícito, disse a polícia numa conferência de imprensa.

Em buscas então efetuadas, as autoridades apreenderam ao grupo 1.065 quilos de canábis, balanças, lâmpadas, catanas, motores de extração de ar, tubos de exaustão, adubos e fertilizantes, tabuleiros de germinação, vasos e peneiras de secagem.

A energia elétrica usada na produção de energia era subtraída clandestinamente ao sistema de distribuição da EDP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório