Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

GNR apreendeu perto de 90 mil cigarros em fiscalização na A1

O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

GNR apreendeu perto de 90 mil cigarros em fiscalização na A1
Notícias ao Minuto

10:28 - 18/05/20 por Lusa

País GNR

Em comunicado divulgado hoje, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

"Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros", acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contraordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação 'Transição Segura', que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório