Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Funcionários de restaurantes de leitão da Mealhada fazem testes

A Câmara da Mealhada anunciou hoje que disponibilizou testes de despistagem da covid-19 aos funcionários dos restaurantes do concelho, que reabrem na segunda-feira, e que vai promover uma campanha nacional de promoção do leitão à Bairrada.

Covid-19: Funcionários de restaurantes de leitão da Mealhada fazem testes
Notícias ao Minuto

18:22 - 15/05/20 por Lusa

País Covid-19

Para além de outras ofertas, existem na Mealhada 31 restaurante de leitão assado, iguaria que foi considerada umas das Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal.

A maior parte desses restaurantes fica situada na chamada "milha dourada", na antiga EN1, entre Anadia e a saída para sul da Mealhada.

"Além das questões de higienização e distanciamento, todos os profissionais do setor [da restauração] estão a fazer testes à covid-19, adquiridos pelo município da Mealhada, sob a orientação da Delegada de Saúde da Mealhada", anunciou hoje a autarquia presidida por Rui Marqueiro.

Os testes serão repetidos periodicamente, por forma a garantir a segurança dos profissionais e dos clientes, tal como acontece com os profissionais de lares e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Numa reunião com proprietários de restaurantes, Marqueiro anunciou que o município está a desenvolver "uma campanha nacional, combinando meios como a televisão, rádio e imprensa, para promover o leitão e a restauração da Mealhada", semelhante à que aconteceu na época de Páscoa, com o serviço de 'take-away' de leitão.

"Estamos a investir alguns milhares de euros em publicidade para transmitir esta mensagem de reabertura, em segurança, da nossa restauração, porque este é um setor absolutamente essencial à nossa economia, do qual dependem muitas famílias. É, por isso, importante que retome a sua atividade, respeitando todas as orientações de saúde", referiu o autarca.

Em março, a Câmara da Mealhada passou a disponibilizar na sua página oficial uma lista, atualizada diariamente, dos restaurantes especializados em leitão assado à moda da Bairrada com serviço de 'take-away' ou entrega ao domicílio.

"O leitão da Bairrada é claramente uma das iguarias de referência nacional e um dos motivos por que centenas de automobilistas saem diariamente da principal autoestrada portuguesa, a A1, de propósito para almoçar ou jantar na Mealhada. Ora, a Câmara Municipal tinha de fazer alguma coisa para tentar contrariar a atual crise que está a afetar gravemente a restauração concelhia, dando ânimo aos empresários", justificou o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório