Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Como usar ventilação e ar condicionado em segurança? A DGS explica-lhe

Direção-Geral da Saúde reforça que, em espaços fechados, deve abrir as portas ou janelas para manter o ambiente sempre bem arejado.

Como usar ventilação e ar condicionado em segurança? A DGS explica-lhe
Notícias ao Minuto

08:36 - 15/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou nas redes sociais um conjunto de indicações gerais para o bom uso dos sistemas de ventilação e de ar condicionado nas nossas habitações. Com a pandemia da Covid-19 estes cuidados têm ainda uma maior importância

A autoridade para a Saúde começa por referir que, "em espaços fechados, deve abrir as portas ou as janelas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado"

Caso esta medida não lhe seja possível, "deve assegurar o funcionamento eficaz do sistema de ventilação, assim como a sua limpeza e manutenção", indica. 

A DGS reforça ainda que se necessitar de recorrer a um "sistema de ventilação de ar forçado", deverá assegurar-se que "o ar é retirado diretamente do exterior". "Não ative a função de recirculação do ar", alerta a entidade. 

Por fim, deve manter "os locais ventilados abrindo janelas e/ou portas", reitera, acrescentando que "os sistemas de ventilação e de ar condicionado devem ser sujeitos, de forma periódica, a limpeza e desinfeção"

De recordar que esta quinta-feira a DGS deixou também conselhos de utilização em segurança de lixívia na desinfeção doméstica. Explicou a entidade que "ao aplicar lixívia, ou outro produto semelhante, deve abrir as janelas para arejar e renovar o ar", de modo a evitar "inalar o produto" e "ajudando também a secar mais rapidamente as superfícies". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório