Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Secretário de Estado apela para realização exames em atraso "sem medo"

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que se registou uma diminuição do número de colonoscopias e endoscopias realizadas até ao início de maio, considerando que os pacientes podem fazer os exames "sem medo" e "em segurança".

Secretário de Estado apela para realização exames em atraso "sem medo"
Notícias ao Minuto

16:21 - 14/05/20 por Lusa

País Covid-19

Na conferência de imprensa diária para apresentar o último boletim epidemiológico referente à infeção pelo novo coronavírus, António Lacerda Sales avançou que, desde janeiro até 08 de maio, as endoscopias diminuíram cerca de 22% e o número de colonoscopias baixou cerca de 25%.

"Estes são números acumulados desde o início de janeiro até 08 de maio, mas teve maior impacto em março e abril", disse, frisando que esta é "uma área que preocupa muito porque cruza com a área de oncologia e com a deteção precoce de situações oncológicas".

Lacerda Sales afirmou que está a ser feito "um esforço para recuperar todas essas endoscopias e colonoscopias no mínimo espaço de tempo", estando a ser chamadas as pessoas.

"Faço um apelo para que as pessoas não tenham medo. Há muita segurança e há equipamentos de segurança. É importante que venham", sustentou o secretário de Estado, que fez também um balanço das consultas realizadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde também se verifica uma diminuição devido à pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o governante, nos cuidados primários registou-se uma diminuição na ordem dos 8,2% de consultas médicas e as consultas de enfermagem baixaram cerca de 16%.

Nos hospitais, as consultas médicas baixaram 13,5% e os meios complementares de diagnóstico registaram uma descida de 12%.

As consultas e as cirurgias que foram adiadas no SNS devido à covid-19 começaram a ser reagendadas em 03 de maio.

Portugal regista hoje 1.184 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quarta-feira, e 28.319 infetados, mais 187, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório