Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Proença-a-Nova investe 140 mil euros na limpeza das faixas de gestão

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a efetuar a limpeza nas faixas de gestão de combustível na rede secundária, um investimento que ultrapassa os 140 mil euros, foi hoje anunciado.

Proença-a-Nova investe 140 mil euros na limpeza das faixas de gestão
Notícias ao Minuto

10:38 - 14/05/20 por Lusa

País Autarquia

>   "Embora exista a prerrogativa de compasso de 10 metros para povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto, é entendimento deste município que essa solução trará situações de perigo de instabilidade e queda, em situações extremas de intempérie", explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo

O autarca defende que, para que sejam de facto garantidos os acessos, mesmo em situação de emergência, e como forma de criar corredores de quebra em caso de incêndio, "a gestão a realizar passará pelo abate de todos os pinheiros e eucaliptos e arranque das cepas dos povoamentos".

A limpeza das faixas de gestão de combustível na rede viária secundária, um investimento superior a 140 mil euros, decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o ano 2020.

As estradas e caminhos municipais a intervir localizam-se essencialmente na zona norte do concelho de Proença-a-Nova, nas freguesias de Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Montes da Senhora.

Os trabalhos desenvolvem-se nos terrenos confinantes às vias e irão abranger as duas laterais das mesmas, numa largura de 10 metros cada, desde a berma do asfalto, seguindo os critérios descritos na legislação aplicável.

"No caso em que os proprietários, notificados por edital de 12 de fevereiro, não tenham realizado esta gestão de combustível, o município irá realizar os trabalhos e empilhar a madeira com valor comercial durante o prazo de 15 dias úteis. Se, após esse período, a madeira continuar no local, será removida", lê-se na nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório